IDENTIDADE DE NOSSAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS

As instituições educativas das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena são de inspiração cristã católica e orientadas pela Congregação Religiosa fundada por Teresa de Saldanha em 1868 e inserida na Ordem Dominicana.

Acompanhando os passos da fundadora e percorrendo novos caminhos que as mudanças exigiram, pretende-se prosseguir o seu Ideal Educativo: educar o espírito, o coração e a inteligência, numa relação próxima efetiva e confiante. Segundo o espírito dominicano devemos ter presente o respeito pela dignidade da pessoa humana. Trabalhemos no sentido de desenvolver a interioridade, o amor e persistência no trabalho, a vivência em equipe, a promoção da criatividade e a ação missionária junto das famílias.

A COMUNIDADE EDUCATIVA

Pretendem as Irmãs dominicanas com o seu ideário, contribuir para uma formação de personalidades estruturadas, capazes de potenciar os valores do Evangelho na Sociedade, transformando-a. As Irmãs também se preocupam com a formação dos pais e demais colaboradores que são co-responsáveis pela formação integral dos educandos. Os nossos educandos e educadores devem ter por missão projetar nas famílias os valores recebidos na instituição.

VALORES EM FORMAÇÃO

A formação deve integrar valores como o estudo, a fé, esperança a verdade, a justiça social, solidariedade, a amizade, a esperança, a confiança e desenvolver saberes e competências. O ambiente onde se desenvolve a ação educativa deve ser um espaço afetivo em que todos se sintam felizes e acolhidos.

CONCLUSÃO

Nossa Prioridade é incluir no Educando o respeito a pessoa humana, desenvolvendo a capacidade de discernir o amor e ao estudo, a busca da verdade, um relacionamento livre e pessoal com outros e consigo mesmo. Interpretar e analisar a realidade consciente da dignidade, sendo capaz de transformar a sociedade, agindo com objetividade, competência, firmeza e justiça.

 

Como Escola Católica e Dominicana, a filosofia que nos orienta é humanística e inspira ideais de liberdade, solidariedade, justiça e fraternidade.